(79) 9 9984 1500

sua87fm.itabaiana@gmail.com

Itabaianinha - SE

Terremoto no Marrocos: brasileiros relatam susto e correria durante tremor

Compartilhe

Itamaraty informou que não há notícias de brasileiros mortos e feridos. Brasileiros no Marrocos relatam susto e correria com terremoto
Montagem/g1
O terremoto que atingiu o Marrocos nesta sexta-feira (8) deixou mais de mil mortos e assustou pessoas em diversas cidades pelo país. Por volta das 9h40 deste sábado (9), o Itamaraty informou que não há notícias de brasileiros mortos e feridos.
Embora o epicentro tenha sido nas montanhas do Alto Atlas, no centro do território, muitas vítimas estão na cidade histórica de Marraquexe, a 71 quilômetros de distância.
Veja relatos abaixo de brasileiros sobre o terremoto:
Moradores do Rio Grande do Sul relatam como foram os impactos do terremoto no Marrocos
Reprodução/ GloboNews
➡️ Gilberto Ferreira, jornalista do Rio Grande do Sul: disse que ouviu o barulho, os tremores e chegou a pensar que era um acidente aéreo. “Eu achei que era um avião caindo”, conta (veja vídeo abaixo).
Quando amanheceu neste sábado (9), ele afirma que encontrou muitos escombros e pessoas que estavam dormindo no chão de praças e nas ruas.
A cidade de Marraquexe amanheceu um caos, um cenário devastador”.
➡️ André Borba, geólogo do Rio Grande do Sul: relatou que sentiu o tremor entre 45 segundos e 50 segundos (veja vídeo abaixo).
“Ele foi aumentando de intensidade conforme o tempo. Eu estava dentro do quarto do hotel, com minha companheira e minha filha, e foi muito assustador. Foi só aquele instinto de se proteger mesmo, proteger aqueles que a gente ama e realmente foi muito impactante pela duração”, conta.
Não acabava mais o terremoto. Impressionante, o quarto todo tremendo, as coisas caindo, os shampoos caindo no banheiro, o lustre balançando”
Jornalistas no Marrocos contam como foi o terremoto
➡️ Grazi Gervasoni, Boa Vista, Roraima: está viajando a turismo pelo país e no momento do terremoto estava em um hotel no deserto do Saara.
Começou a balançar bastante, as paredes, os lustres, saímos todos correndo do quarto sem entender direito o que estava acontecendo até que percebemos que era um terremoto. Todos estão bem e vamos seguir viagem ”
Apesar do tremor, ela informou que pretende seguir o roteiro da expedição que tem como próximo destino a cidade de Fez, que fica no nordeste do Marrocos.
Grazi Gervasoni com grupo de brasileiros
Reprodução/ GloboNews
➡️ Tiago Zilli, deputado estadual de Santa Catarina: o político faz parte de uma comitiva composta por autoridades e pesquisadores que viajou até Marrocos para participar de um evento da Unesco. Ele estava em um hotel quando notou os impactos do terremoto.
Começou um terremoto muito forte e assustou bastante. Depois, em seguida deu outro, saímos correndo, todo mundo saiu correndo do prédio. Todos estão bem”
Tiago Zilli, deputado de Santa Catarina, relata situação no Marrocos após terremoto
Reprodução/Redes Sociais
➡️Rui Ramos, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Minas Gerais: estava acompanhado por pesquisadores e autoridades que fazem parte do grupo da prefeitura para participar do Encontro Mundial de Geoparques. Ninguém ficou ferido.
A equipe estava jantando na hora do tremor no hotel. Tremeu muito forte, de cair tudo no chão, garrafas, pratos. Muita gente chorando, gritando, passamos a noite na rua”
Comitiva Uberaba Encontro Mundial Geoparques Marrocos
Rui Ramos/Arquivo
➡️Mariana Stafin Schultz e João Zahdi Ricetti são moradores de Santa Catarina, e estão no país acompanhando a comitiva catarinense em um evento da Unesco que debate geoparques. Os dois precisaram sair às pressas durante o terremoto do hotel que estavam hospedados.
O João agiu muito rápido nessa hora. Ele disse ‘é um terremoto’, a gente foi para perto de um arco e ele jogou tipo um colchão do sofá em cima da gente. De repente, começou a levantar poeira, porque caiu um muro perto que dava para a janela do nosso quarto”.
Moradores de SC relatam destruição em área histórica do Marrocos após terremoto: ‘muitos feridos’
➡️ A empresária Laura Céspedes, que estava em viagem com a família pelo Marrocos, testemunhou momentos de tensão e medo de pessoas. A cearense relatou que ouviu barulho muito forte e tudo ao seu redor tremia, além de ver mulheres e crianças chorando pelas ruas (veja vídeo abaixo).
Jantamos no hotel em Marraquexe e estava tudo bem e por volta de onze horas da noite estávamos todos dormindo e começaram os tremores muito fortes. Nunca tínhamos vivido isso. As paredes, o chão, os lustres, era um barulho muito forte. E a reação de algumas pessoas foi de descer do prédio e a nossa [da família] foi deitar-se no chão”.
Cearense fazia viagem em família ao Marrocos quando país foi atingido por terremoto
➡️ O diretor e pesquisador cearense do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, também participa de um congresso da Unesco em Marraquexe. Ele afirmou que viu telhas, calhas e estruturas de muitas casas caindo (veja vídeo abaixo).
Estávamos hospedados na cidade velha de Marraquexe. Exatamente às 23h10 da noite iniciou o tremor, e questão de um minuto o tremor foi aumentando muito, muito pânico”
Pesquisador cearense Eduardo Guimarães relata momentos após terremoto em Marrocos
➡️ A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, também está com a comitiva oficial em Marraquexe para Conferência Internacional de Geoparques da Unesco. “Nós presenciamos centenas de famílias desabrigadas, nas ruas, monumentos que viraram ruínas” (veja vídeo abaixo).
Segundo Jade, o evento foi cancelado. O encontro congregaria participantes de 195 geoparques, de 48 países. A vice-governadora ainda afirma que a comitiva está se organizando para deixar o país em breve. Seis pessoas fazem parte da equipe governamental.
Já deixamos Marraquexe, saímos do epicentro do acontecido e está tudo bem com todos nós que fazemos parte dessa comitiva”
Vice-governadora do Ceará fala sobre terremoto que presenciou em Marrocos
➡️ O terremoto que atingiu o Marrocos também foi sentido pelo sergipano e ex-vice-presidente do Banco Mundial, Otaviano Canuto, que está na capital Rabat, a cerca de 320 km de Marraquexe.
No país a trabalho, Otaviano disse que embora o abalo tenha sido sentido por quem estava na edificação, nenhum tipo de alarme foi acionado para que os hóspedes deixassem o hotel.
Eu estava prestes a ir para cama, por volta das 23h30, e de repente as paredes do quarto começaram a tremer. É uma sensação muito desagradável, me senti impotente e vulnerável”
Sergipano Otaviano Canuto presenciou tremor na capital do Marrocos
Arquivo Pessoal
➡️ Alexandre Barão, secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, disse que o terremoto “foi assustador e não foi nada simples”. Ele também está em Marraquexe para acompanhar o evento da Unesco.
Foi assustador, não foi nada simples. É uma escala muito alta, a terra tremeu muito. Não foi muito tempo, mas o tremor foi grande”.
Secretário de Chapada dos Guimarães (MT) relata susto com tremor no Marrocos
Arquivo pessoal/ Reprodução: Al Maghribi Al Youm / via Reuters
➡️ O terremoto também foi testemunhado por um grupo turistas brasileiros que estão no país africano desde o último domingo (3). As 16 pessoas retornavam para o hotel de ônibus após fazer um passeio na cidade de Marraquexe, quando o tremor de magnitude 6,8 na Escala Richter foi registrado no país.
Ana Paula Campeão, agente de viagens de Pederneiras, no interior de São Paulo, disse que o grupo estava dentro de um ônibus quando tudo começou. Segundo a responsável pela viagem, os brasileiros só compreenderam o que tinha acontecido quando chegou ao hotel.
A sensação é de tristeza e muito medo. Ontem [sexta-feira] passamos a noite sem poder entrar no nosso quarto. Dormimos à beira da piscina. Temos pessoas com mais de 80 anos no nosso grupo, então é uma situação bem difícil. E ainda não sabemos direito o que aconteceu”.
Grupo de turistas brasileiros embarcou para o Marrocos no último domingo com agência de Pederneiras (SP)
Ana Paula Campeão/Arquivo Pessoal
➡️ A influenciadora digital paranaense Grazieli Gervasoi estava em um hotel no povoado de Khamlia, no sudeste do Marrocos, quando acordou na noite desta sexta-feira (8) com o terremoto que atingiu o país (veja vídeo abaixo).
Ela é de Uraí, no Norte Pioneiro, e relata que o tremor foi sentido por volta de 23h30. O local onde ela está com um grupo de turistas brasileiros fica a cerca de 600 quilômetros do epicentro do terremoto.
Eu já estava deitada. Eu acordei a parede chacoalhando: ‘Meu Deus, o que que tá acontecendo?’ Eu não sabia se eu estava sonhando, o que estava acontecendo. Saímos todo mundo do quarto do hotel, o pessoal da piscina veio também para uma área não coberta, até a gente entender que era terremoto, mas foi muito rápido”.
A paranaense conta que é a segunda vez que visita o Marrocos como guia de brasileiros que queiram visitar o país. Dessa vez, ela está com oito turistas de vários estados.
O grupo já passou por Marraquexe e ainda planeja voltar à capital mais alguns dias no fim da viagem. Por enquanto, o roteiro do grupo não precisou ser alterado.
Paranaense no Marrocos relata susto ao sentir tremor
Leia mais sobre:
Passa de mil o número de mortos após terremoto no Marrocos
FOTOS: veja imagens da destruição provocada pelo forte tremor no Marrocos
O que são falhas geológicas e quando causam terremotos?
Os cinco terremotos mais fortes da história
Veja antes e depois do terremoto:
Antes e depois do terremoto em Marrocos
Reprodução/ Globo News
Veja video que mostra o terremoto:
Câmera de segurança registra tremores e correria logo após o terremoto atingir o Marrocos