(79) 9 9984 1500

sua87fm.itabaiana@gmail.com

Itabaianinha - SE

Mais de 86% dos cigarros eletrônicos apreendidos e analisados em SE contêm substâncias viciantes e cancerígenas, alerta polícia

 Mais de 86% dos cigarros eletrônicos apreendidos e analisados em SE contêm substâncias viciantes e cancerígenas, alerta polícia
Compartilhe


No Brasil, é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar. Pessoa fumando vape
Diego Fedele/AAP Image via AP/arquivo
86% das amostras de cigarros eletrônicos analisadas pelo Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) em Sergipe continham substâncias cancerígenas e viciantes, similares às que compõem os cigarros tradicionais. O resultado da análise, realizada com 123 amostras de material apreendido pela Polícia Civil, foi divulgada nesta sexta-feira (10).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
“Os cigarros eletrônicos são dispositivos criados para substituir os cigarros comuns à base do tabaco. Hoje, eles são conhecidos como pods ou vaporizadores ou, apenas, vape”, explicou o perito criminal do IAPF Nailson Correia.
Além de nicotina, substâncias como propilenoglicol, glicerol e metais pesados foram encontradas.
“Encontramos o propilenoglicol que, quando é aquecido, se transforma em formaldeído que é muito conhecido por ser uma substância carcinogênica. Encontramos, também, o glicerol que, quando aquecido se transforma em acetaldeído, que é uma substância tóxica, além do etilenoglicol que, dependendo dos intemperismos, é uma substância explosiva. Também há metais pesados”, acrescentou.
O perito ainda destacou a presença de ésteres, que são viciantes. “São substâncias extremamente nocivas, e vale o alerta de que fazem mal à saúde e são viciantes. São colocadas para atingir principalmente o público jovem, por isso também recomendamos a atenção dos pais”, complementou o perito criminal.
LEIA TAMBÉM:
‘Óleo de vape não sai do meu pulmão’: o jovem internado após fumar cigarro eletrônico, popular no Brasil mesmo proibido
Venda é proibida
Cigarros eletrônicos apreendidos em Sergipe
SSP/SE
No Brasil, é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar. Por isso, as polícias Civil e Militar fazem a apreensão desses materiais durante as ações e operações em Sergipe.
Denúncias de comércio do material podem ser feitas à polícia: em casos de flagrante, as denúncias são para a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190). Os casos recorrentes podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181).
LEIA TAMBÉM
PF apreende celulares de gestores de Aquidabã em investigação sobre desvio de mais de R$ 1 milhão de verbas públicas
source

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Participe da programação