(79) 9 9984 1500

sua87fm.itabaiana@gmail.com

Itabaianinha - SE

Desabamento de residencial em Aracaju: vítimas tentaram se abrigar, diz Defesa Civil

 Desabamento de residencial em Aracaju: vítimas tentaram se abrigar, diz Defesa Civil
Compartilhe


Em entrevista coletiva, representantes de órgãos que atuaram no resgate das vítimas detalharam o trabalho que durou quase 50 horas. Equipes de segura detalham operação de resgate em desabamento de residencial em Aracaju
Na manhã desta quarta-feira (3), no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros de Sergipe, representantes dos órgãos de segurança, que atuaram no resgate às vítimas do desabamento de um residencial, após uma explosão, em Aracaju, detalharam a operação que durou quase 50 horas. Cinco pessoas morreram, 14 ficaram feridas e uma permanece internada.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, o apoio dos cães farejadores do Corpo de Bombeiros foi fundamental para localização das vítimas.
“No primeiro minuto os cães já indicaram o local onde estavam as três vítimas, que estavam no primeiro pavimento. Essas foram resgatadas no primeiro dia, porque estavam em uma área em que conseguimos acessar inicialmente. Após um trabalho intenso durante todo o dia e a indicação dos cães, e os relatos dos parentes, nós conseguimos chegar aos outros dois corpos que foram resgatados nessa terça-feira. A forma como os corpos foram encontrados indicam que as vítimas tentaram se abrigar, mas a laje caiu sobre elas. Um dos corpos foi encontrado em pé”, detalhou.
Silvio Prado falou também que imóveis foram avaliados e não foram encontrados problemas na estrutura, mas na área do residencial, ainda existe o risco de desabamento. O imóvel está interditado.
“Quando chegamos ao local, a sensação de segurança era muito precária. Precisamos eliminar alguns fatores de risco para que pudéssemos trabalhar. As ações ainda precisam acontecer com muita cautela porque há risco de desprendimento de algumas estruturas”, falou.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, coronel Fábio Cardoso, também falou sobre a dificuldade que as equipes tiveram para trabalhar no local. Ele ainda explicou, que por enquanto não é possível precisar onde estava o botijão de onde o gás vazou, causando a explosão. “O Corpo de Bombeiros vai continuar trabalhando e auxiliando nas investigações”, falou.
Segundo ele, há relato de um dos moradores resgatado de ele teria pedido a mãe para ligar uma luz e aí foi o momento que iniciou o processo de explosão do ambiente.
Agentes do Corpo de Bombeiros no residencial que desabou em Aracaju (SE)
SSP-SE
O Superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dênisson Pereira, informou que as vítimas foram atendidas de forma rápida, classificadas de acordo com a gravidade de cada situação, e encaminhadas ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura de Sergipe, Luiz Roberto, destacou o trabalho integrado dos órgãos que atuaram no desabamento.
“Desde o primeiro chamado, tudo foi feito com muita rapidez para que conseguíssemos atender às vítimas. Montamos estruturas provisórias também para que as equipes que estavam trabalhando recebessem suporte”, contou.
Bombeiros em frente ao residencial que desabou em Aracaju (SE)
Carla Suzane/ TV Sergipe
De acordo com a secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o trabalho agora tem sido concentrado no auxílio às famílias.
“Ontem, juntamente com a Defesa Civil, conseguimos retirar alguns pertences de pessoas que moravam ali, e hoje continuaremos nesse trabalho. Estamos com caminhões disponíveis para auxiliar nas mudanças e vamos tentar pegar roupas e documentos. A gente também vai estar levando à Secretaria de Saúde uma lista como as vítimas, para que a pasta preste atendimento psicológico a essas pessoas. Nós temos muitos jovens começando a vida, morando em locais alugados e eles estão muito abalados”, falou.
O Coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, informou que o foco ainda é na assistência às vítimas, mas sem deixar de considerar a segurança. “Estamos com engenheiros à disposição. O trabalho das equipes tem sido cauteloso, porque ainda há uma laje, por exemplo, que apresenta risco iminente de desabar”, detalhou.
Perícia
Bombeiros em trabalho de resgate das vítimas do desabamento em Aracaju
SSP/SE
A Polícia Científica iniciou o trabalho pericial no imóvel nesta quarta-feira (3). O levantamento tem o objetivo de identificar a causa e a dinâmica da explosão seguida de desabamento.
De acordo com o diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem, está sendo feita a análise preliminar na edificação. “Viemos aqui para fazer uma análise preliminar no prédio e tentar encontrar, inicialmente, quais são as possibilidades de exames periciais que podem ser realizados no local”, explicou, acrescentando que, em seguida, haverá o retorno da equipe ao imóvel para concluir os exames periciais.
Ocorrência
Segundo os bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão tenha sido provocada pelo vazamento de gás de um botijão no 1º pavimento da edificação de dois andares, que abrigava 44 apartamentos e fica no fundo de uma residência. A edificação não era regularizada pela instituição. 40 famílias estão desalojadas e estão na casa de parentes. Duas estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social de Aracaju.

Viatura do IML sendo posicionada para recolher mais um corpo
Anderson Barbosa/ g1
Área isolada em frente à edificação que desabou em Aracaju (SE)
Leonardo Barreto/g1
Mortos
Casal morto em desabamento de imóvel após explosão em SE é sepultado junto
O casal Isla Solimar Batista Santos e Weslly André Santos, de 20 anos, morava no local há quase dois anos. Eles foram sepultados juntos na cidade de Japoatã, nesta segunda-feira (1º). O corpo da terceira vítima identificado como Guilherme Alves de Souza, foi sepultado na cidade de Aquidabã. Ele morava no residencial com a esposa, que não estava no local no momento do desabamento. As vítimas encontradas nesta terça-feira (2), foram identificadas como Ana Cristina de 51 anos e José dos Santos, de 65 anos.
Hospitalizado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que um permanece internado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O paciente de 70 anos tem sido assistido pela equipe multidisciplinar da Unidade de Tratamento de Queimados do Huse, com quadro de saúde considerado gravíssimo pela equipe médica. Ele continua sedado, entubado e em ventilação mecânica.
Veja mais fotos da ocorrência:
Residencial desabou em Aracaju
Corpo de Bombeiros
O efetivo de profissionais que trabalham no local vai ser ampliado nesta terça-feira
Leonardo Barreto/ g1
O trânsito está bloqueado na Avenida João Ribeiro, em um trecho no sentido Colina/Centro
Leonardo Barreto/ g1
Parte de residencial desabou após explosão em Aracaju
Redes Sociais
Tenda de apoio para trabalho das equipes de resgate.
Anderson Barbosa/ TV Sergipe
Imagens internas do imóvel atingido pela explosão provocada pelo botijão de gás em Aracaju
Arquivo pessoal
Equipes vão virar noite no local
Isabelle Marques/g1
Bombeiros falam com moradores em frente ao local do desabamento
Isabelle Marques/g1
Idoso recebe atendimento do Samu após explosão em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
Corpo de Bombeiros isola área durante ocorrência de explosão em Aracaju
Gabriel Xavier/ TV Sergipe
Explosão em residência de Aracaju deixa feridos
Redes Sociais
source

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Participe da programação