(79) 9 9984 1500

sua87fm.itabaiana@gmail.com

Itabaianinha - SE

'Não há sergipanidade sem direitos', avalia historiador

 'Não há sergipanidade sem direitos', avalia historiador
Compartilhe


O especialista pontuou a importância deste dia, mas segundo ele é preciso garantir os direitos da população, para que as pessoas do estado tenham orgulho de pertencer a ele. Vendedora de caju trabalha diariamente em Aracaju para garantir o sustento
Leonardo Barreto/ g1
Nesta terça-feira (24) é celebrado o Dia da Sergipanidade. A data valoriza a cultura do povo sergipano. Neste dia, acontecem várias ações voltadas ao fortalecimento de tudo aquilo que remete ao estado de Sergipe. Desde a culinária à forma de se vestir.
“Não há sergipanidade sem direitos aos grupos do território. Sergipanidade é um sentimento de pertencimento, é uma construção histórica. Hoje o dia 24 de outubro é uma data de memórias. Essa é uma ideia plural. Diversos territórios de cultura se unem num mesmo pertencimento”, destacou o doutor em história, Franklin Rolim.
Festa dos Caboclinhos e Lambe-sujos em Laranjeiras (SE)
Leonardo Barreto/ g1
Ele também pontou a importância deste dia para que as pessoas do estado tenham orgulho de pertencer a ele, mas lembrou que para isso é necessário que poder público garanta os direitos da população.
“Este sentimento também é construído individualmente. A relação da sergipanidade tem haver com cidadania. É preciso permitir que as pessoas alcancem seus direitos e participem da sociedade como um todo”, disse.
Mercado Central de Aracaju (SE)
Leonardo Barreto/ g1
A data foi instituída oficialmente por lei em 2019. O Dia 24 de Outubro é reconhecido desde então como o ‘Dia da Sergipanidade’, termo que resume a união do povo através de seus costumes, cultura e elementos de um mesmo lugar, que ajudam a construir uma identidade coletiva.
Antes da Lei nº 8.601/2019 a data de 24 de outubro se confundia com o também relevante ‘8 de Julho’, numa referência à Independência de Sergipe do estado da Bahia. Houve um tempo que os sergipanos tinham dois feriados de Emancipação Política de Sergipe, mas isso acabou no final da década de 1990.
Mercados Centrais reúnem vários elementos da sergipanidade
LEIA MAIS:
Você sabe a origem do ‘Dia da Sergipanidade’?
‘Dia da Sergipanidade’ é celebrado com semana de shows, exposições e praça iluminada
source

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Participe da programação