Eleições 2020: retotalização de votos para vereador de Aracaju define novos ocupantes de vagas cassadas do PSC
Partido perdeu vagas por fraudar cota de gênero; quatro candidatas mulheres não tiveram nenhum voto. Elber Batalha (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD)
CMA/reprodução
Uma retotalização de votos para vereador de Aracaju nas Eleições 2020, realizada nesta quarta-feira (23) pela 2ª Zona Eleitoral de Aracaju, definiu Elber Batalha (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD) como os novos ocupantes da Câmara, após a cassação de duas vagas do Partido Social Cristão (PSC), que acabou retirando os mandatos de Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica.
Para acompanhar a retotalização, o Tribunal Regional Eleitoral convocou candidatos e representantes dos partidos políticos, federações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e do Ministério Público Eleitoral.
As vagas do PSC foram cassadas no último dia 15 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude à cota de gênero. Quatro candidatas mulheres do partido não tiveram nenhum voto e ficaram inelegíveis por oito anos. Durante o julgamento, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, chegou a chamar o caso de ‘escárnio total’.
O que acontece na Câmara
Com a retotalização, Zezinho do Bugio deixa de ocupar a vaga de suplente, que originalmente pertence a Manuel Marcos (PSD), e passa a ser titular.
Manuel Marcos está licenciado da Câmara Municipal, assumindo suplência na Assembleia de Sergipe como deputado estadual. Enquanto ele estiver licenciado, assumirá a vaga de suplente Bigode do Santa Maria (PSD).
source