Cerca de uma tonelada de fogos de artifício é apreendida em casas em Nossa Senhora do Socorro
Parte dos fogos foi apreendido na casa da sogra do responsável e o restante em outra residência que ele mora com a esposa e os filhos. Cerca de uma tonelada de fogos de artifício são apreendidos em Socorro
Cerca de uma tonelada de fogos de artifícios, armazenados de forma indevida e sem autorização legal para venda, foi apreendida pela Polícia Civil, em duas residências localizadas em Nossa Senhora do Socorro, nessa quarta-feira (22). Um homem suspeito pela propriedade do material foi autuado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Parte dos fogos foi apreendida na casa da sogra do responsável e o restante em outra residência em que ele mora com a esposa e os filhos.
“A quantidade era tão grande que tinha um cômodo todo cheio desse material, inclusive próximo a botijão de gás, situação que punha tanto o indivíduo e sua família em risco, quanto a própria vizinhança”, disse o delegado Alexandre Felipe.
Fogos apreendidos na casa da sogra e do homem responsável
Polícia Civil/SE
O homem foi levado à delegacia para prestar depoimento e foi autuado. Ele deve responder na Justiça pelo crime. As investigações da Polícia Civil continuam. As denúncias de venda clandestina de fogos devem ser feitas à Polícia Civil, através do telefone 181.
Como comercializar fogos legalmente?
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, para comercializar fogos, é necessário o seguinte:
solicitar autorização da prefeitura;
em seguida, ir ao Departamento de Fiscalização, Armas e Explosivos (DFAE) da Polícia Civil, para obtenção de um certificado;
depois, solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros para emissão do Atestado de Regularidade de Barracas de Fogos (ARBF).
A partir de seis barracas é obrigatória a apresentação de Projeto de Segurança contra incêndio e pânico. Durante a vistoria, serão observadas todas as normas de segurança necessárias, como a instalação de extintores, distância de residências e postos de combustíveis, entre outros. É possível agendar o atendimento para dar entrada nesse processo através do site da corporação no portal de atendimento da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT).
Também é preciso observar a classificação dos fogos para a venda: os de classe A são de venda livre; de classe B só podem ser vendidos para maiores de 16 anos; os de classe C, que possuam no máximo 6 gramas de pólvora, somente são liberados para maiores de 18 anos.
source