Infestação pelo mosquito Aedes aegypti aumenta 20% em Aracaju
Os dados são do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Infestação pelo mosquito Aedes aegypti aumenta 20% em Aracaju
Aracaju teve um aumento de 20% em relação à infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O resultado do segundo LIRAa do ano foi divulgado, nesta sexta-feira (15), pela Secretaria de Municipal da Saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“A gente continua no índice médio, mas a gente teve um aumento em relação a janeiro, saímos de 1 a 1.2. Era previsto esse aumento, afinal de contas nós estamos entrando num período agora, que é um período mais crítico, um período onde a gente começa a ter chuvas e realmente o clima está muito quente”, explicou a secretária Waneska Barboza.
Aedes aegypti
CDC/Arquivo
Segundo ela, serviços de visita de agentes aos domicílios em mutirões continuarão a ser realizados. “Amanhã a gente vai fazer um mutirão no Bairro Treze de Julho, que foi o bairro que demonstrou um aumento significativo. Ele saiu de zero que era um um Lira do mês de janeiro para 3.2”.
Além dele, outros bairros apresentaram crescimento da infestação pelo mosquito, são eles: 17 de Março, Atalaia, Olaria e Pereira Lobo. Dos 48 bairros da capital, 27 foram classificados como de baixo risco e 21 com risco baixo.
Agente de endemias coletando amostras de mosquito
Divulgação/Arquivo
A secretária citou ainda a importância da população contribuir com o trabalho de combate ao mosquito através do recebimento dos agentes, que estão trabalhando também em horários noturnos para ofertar orientação para quem não está em casa durante o dia. “É importante que a gente tenha uma consciência da sociedade de todas as classes, a dengue não escolhe classe social, ela pode contaminar qualquer um, que pode ir a óbito”. A primeira morte por dengue de 2024 em Aracaju foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde no dia 8 de março.
Reforço no combate ao mosquito
A secretária informou ainda que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou na manhã desta sexta um decreto para autorizar a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de agentes de endemia para reforçar os trabalhos de combate ao mosquito.
Sintomas dengue, chikungunya e zika
g1
source